sexta-feira, 19 de dezembro de 2014



PT funda Cleptocracia.

Cleptocracia, em linguagem chã, corrente, popular, é a roubalheira generalizada num Estado, num país formalmente estabelecido.
Em linguagem um pouco mais elegante, mas sem fugir à fidelidade ao termo de origem grega, cleptocracia é um Estado de ladrões.
Uma “cleptocracia instalada” foi como o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, referiu-se ao Brasil do Petrolão, ao Brasil dos esquemas de propinas, das distribuições de benesses imorais, dos contratos superfaturados que enchem os bolsos, de um lado, dos agentes públicos rendidos à corrupção e de outro, de empresas que sempre se cevaram em obras bilionárias, turbinadas por aditivos e mais aditivos.
Há evidências de que o Petrolão pode indicar claramente a institucionalização da cleptocracia no Brasil? É claro que há. Até porque os valores envolvidos no mensalão, com julgamento concluído pelo Supremo, representam uma bagatela, um troco, apenas uma fração dos desvios milionários, senão bilionários, ocorridos por meio do propinoduto que se instalou na Petrobras.
Trecho de editorial do jornal O Liberal. Título da matéria é de LIBERTATUM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.