sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dica cultural: El Cid

"O melhor filme sobre a Idade Média de todos os tempos. Cenografia e cenários perfeitos, batalhas admiráveis, atores excelentes. Enfim, uma reconstituição grandiosa de uma épica formidável. Poucos filmes conseguiram atingir este nível histórico, fazendo do gênero épico uma referência para o cinema." 
(Comentário postado em um site especializado em cinema)



A trajetória de Rodrigo Diaz de Bivar, mais conhecido como El Cid (Charlton Heston), herói espanhol do século XI que uniu os católicos e os mouros do seu país para lutar contra um inimigo comum: o emir Ben Yussuf (Herbert Lom). 

Esta longa jornada começou quando Rodrigo, um súdito do rei Ferdinand de Castella, Leão e Astúrias (Ralph Truman), liberta cinco emires que eram prisioneiros dele e por causa deste ato é acusado de traição. Don Ordóñez (Raf Vallone) o acusa inicialmente, mas na corte é o Conde Gormaz de Oviedo (Andrew Cruickshank) quem acusa duramente Rodrigo e humilha Don Diego (Michael Hordern), o pai de Rodrigo. 

Estes acontecimentos acabam provocando um duelo de Rodrigo com o Conde Gormaz, o campeão do rei. Rodrigo o mata, mas acontece que Gormaz também era pai de Jimena (Sophia Loren), a mulher que Rodrigo amava e com quem ele pensava em se casar. Mas, em virtude do acontecido, ela passa então a odiar (ou pensa, que odeia) Rodrigo, seu antigo amor. 

Aproveitando este momento conturbado Ramiro, rei de Aragão, exige a posse da cidade de Calahorra e sugere que ela seja disputada entre os paladinos de cada reino em uma luta até a morte. Então Rodrigo se apresenta para duelar pelo seu rei, pois ele tinha matado Gormaz, o antigo paladino, e se Rodrigo vencesse o combate contra Don Martin (Christopher Rhodes), que já tinha matado vinte e sete homens em combates corporais, seria perdoado pelo rei.

Ficha Técnica

título original:El Cid
gênero:Épico
duração:3 hr 4 min
ano de lançamento: 1961
site oficial:
estúdio: Allied Artists Pictures Corporation / Dear Film Produzione / Samuel Bronston Productions
distribuidora: Rank Organisation
direção: Anthony Mann
roteiro: Philip Yordan, Fredric M. Frank e Ben Barzman
produção: Samuel Bronston
música: Miklós Rózca
fotografia: Robert Krasker
direção de arte:
figurino: Veniero Colasanti e John Moore
edição: Robert Lawrence
efeitos especiais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.