quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Acho que Índio é rouba-cena mesmo...

Por Klauber Cristofen Pires

Logo que estouraram na mídia as primeiras declarações do candidato democrata Índio da Costa, lancei um texto em que indago se ele age como um conveniente aríete para o candidato José Serra, ou, inesperadamente, como um rouba-cena. Pelo desenvolvimento dos fatos até o presente momento, estou para optar pela segunda alternativa...

A petralhada anda furiosa com Índio da Costa. Não anda se comportando como deveria, ou melhor, como eles acham que ele deveria. Assim se manifestou Michel temer após o debate promovido pelo jornal O Estado de São Paulo:  "Algumas acusações de natureza pessoal à Dilma eu registrei e achava ser um exagero, como tentar ligar Dilma ao narcotráfico. Isso não ajuda o eleitorado, não é que baixou o nível, mas não se deve dizer esse tipo de coisa".

Temer se vale da mesma reação de Lula quando interpelado pelo jornalista Boris Casoy,  em 2002, ao perguntar exatamente a mesma coisa, isto é, sobre a ligação do PT com as FARC: "- acho que isto é uma coisa que você nem devia ficar falando na televisão". Só para lembrarmos, logo depois desta entrevista, o reputado apresentador vários anos "na pedra".

O candidato a vice pelo PMDB ainda soltou o típico estratagema da afetação fingida: "Fiz todos os elogios possíveis ao Indio, acho ele um bom rapaz, uma boa figura. Claro que vez ou outra se tentou reduzir um pouco o nível do debate. Eu não entro no nível das reduções dos debates".

Seria oportuno perguntar-lhe porque considera reduzir o nível do debate a apresentação de uma denúncia gravíssima como esta. Será que quer dizer que acumpliciar-se com uma organização de terroristas comunistas narco-traficantes não é baixar o nível, mas acusar os sócios, isto é? Como uma boa resposta antecipada, disparou Índio naquele debate: “Se as Farc me chamarem para uma reunião, eu levo a Polícia Federal e prendo. As Farc não são um movimento social".

Um outro fenômeno curioso da atitude petista (e de seus assemelhados) é dispor do politicamente correto a seu conveniente critério: No debate do Estadão, não faltou a previsível e ridícula alusão ao nome do candidato democrata, pela boca do vice de Marina, Guilherme Leal, tentando igualmente se esquivar da polêmica, ou melhor, da acusação, com o "nosso aguerrido deputado Indio da Costa, com seu arco e flecha". Durante o governo de George Bush, não faltaram todas as imprecações e maledicências racialistas contra a mulher negra Condoleezza Rice e o general negro Colin Powell, inclusive com charges que os comparavam a macacos. Usei de destacar a cor de ambos somente para frisar o fato de que o politicamente correto não passa de um instrumento de lavagem cerebral e dominação psicológica, eis que os seus mentores se abstêm de praticá-lo quando bem entendem, pois o fato é que ambos foram escolhidos por seus méritos pessoais, não para que fosse dada a vez para uma "mulher negra"  ou a um "oficial negro". Imaginem se uma coisa assim tivesse saído da boca de Serra ou do próprio Índio...

De Serra, por sua vez, o que tenho constatado é aquele obrismo propositivo sonífero que parece ter sido especialmente projetado para fazê-lo parecer bem mediocrezinho, quase um vassalinho do chefão Lula. Serra quer seguir a fórmula derrotada de Alckmin.  Os brasileiros não querem saber se a igreja vai ser construída com uma ou com duas torres. Querem saber quem será o padre. E parece que Serra tem mais vergonha de si do que Dilma, digo, Lula.

2 comentários:

  1. Prezado Klauber,

    Não podemos deixar o assunto PT-Farc-Foro de São Paulo morrer. Precisamos nos esforçar para trazer cada vez mais o Índio para os holofotes, para ver se o Serra toma vergonha na cara e para de ficar lambendo botas (ou scarpins) dos petralhas.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como lutar contra isso:

    Augusto Nunes de VEJA, entrevista uma diarista baiana que vive em São Paulo, chamada Neili dos Santos Ferreira, que recebe R$ 20,00 de ajuda do Bolsa Família e vota em quem o "paizão" Lula mandar. Uma nordestina, "of course"! Partes 1 e 2
    http://www.youtube.com/watch?v=wwM_97YcIbs
    http://www.youtube.com/watch?v=Eagla5G5OJ8

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.