Li da edição de 30 de agosto de 2010 do site cubano Juventud Rebeld a estarrecedora notícia da comemoração dos cinquenta anos dos CDR - Centros de Defesa de la Revolución. Sabem por quê? Porque aquele regime emprega crianças!
Os CDR constituem a maior rede de arapongagem interna de Cuba; por meio deles a vida de cada pessoa em cada bairro é acompanhada diariamente, em todos os detalhes, e tudo isto para ceifar na raiz qualquer mínima centelha de demonstração externa de descontentamento. Qualquer ato pessoal, mesmo involuntário, que venha a levantar a suspeita de dissidência ou de atividade contra-revolucionária poderá sujeitar seu protagonista a um inferno de assédio moral, chantagem, ameaças, perseguições e até mesmo a prisão.
Como se pode observar, trata-se de uma atividade cujo envolvimento moral exige o completo sufocamento da auto-consciência em qualquer indivíduo, tamanho o rol de iniquidades diárias que lhe será exigido perpetrar ao longo de sua carreira. Nas sociedades livres ocidentais, os serviços de inteligência empregam adultos, voluntários e plenamente conscientes das repercussões dos seus atos, estes mesmos em alto grau auto-limitados institucionalmente por princípios morais e decorrentes da observância constitucional aos direitos individuais pelos seus países. (E quando não os cumprem, sujeitam-se à opinião pública, quando descobertos e denunciados).
Segundo a reportagem, os CDR empregam os jovens a partir dos 14 anos, o que já é de doer o coração por estes pequenos que não têm a mínima idéia no que se metem, mas a fotografia que acompanha a matéria (no meu blog, a que está aí reproduzida no canto superior esquerdo), dá a impressão, a partir da estatura dos pequenos, de que são crianças de idade bem inferior, a menos que vitimizadas pela desnutrição, fato recorrente em Cuba e em outros países comunistas.
Quem assistiu ao filme Os Gritos do Silêncio (The Killing Fields) - 1984 pôde constatar como crianças eram usadas como cães de guarda dos campos de trabalho forçado no Camboja. Crianças são leais, diligentes, fáceis de serem enganadas e trabalham por muito pouco. No filme, uma das mais chocantes cenas é a de uma garota que se presta a este papel e que manda executar por sufocamento com um saco plástico um menino com não mais de oito anos por acusá-lo de enrolar nas fainas do campo. O filme mostra o garotinho jogado numa vala, a mesma que receberá posteriormente a própria menina impiedosa, a seu turno também executada por qualquer razão fútil.
Agora, imagine, leitor, você vir a ter de prestas contas da sua vida a um fedelhinho destes, que nada sabe da vida. Imagine o terror de se sentir menor do que a alminha desvirtuada e cega que poderá levá-lo à prisão. Imagine a comiseração por ele mesmo, por absolutamente servir como um robozinho a propósitos que são justamente o de tolher o seu próprio futuro, para sempre. Quando um destes sentir uma fagulha de consciência a qualquer tempo, já será tarde, pois outras turmas de inocentes úteis mirins estarão lá para denunciá-lo. Por fim, pense no que são as escolas do MST e da juventude comunista e petista no Brasil. É o que em breve acontecerá conosco.
A seguir, transponho a reportagem do periódico cubano, em sua íntegra, para o leitor convencer-se por si mesmo:
Jóvenes inician actividades por aniversario 50 de los CDR
Diversas actividades se preparan para celebrar la fundación de la mayor organización de masas del país, el próximo 28 de septiembre
Mayte María Jiménez
mayte@juventudrebelde.cu
26 de Agosto del 2010 23:29:47 CDT
El ascenso de 50 jóvenes cederistas al Pico Turquino, ocurrida el pasado 13 de agosto, dio inició a las celebraciones nacionales por los 50 años del surgimiento de la mayor organización de masas del país, que se cumplen el próximo 28 de septiembre.
Los festejos por el acontecimiento prevén un amplio programa de actividades, explicó en conferencia de prensa Juan José Rabilero, coordinador nacional de la organización.
El día 4 de septiembre se reconocerá en las diferentes zonas de la nación a productores de alimentos integrados al movimiento de agricultura urbana y suburbana, y el día 5 tendrá lugar un agasajo a dirigentes de base de la agrupación.
Un momento especial ocurrirá el venidero día 10 de septiembre, cuando se realicen barrio-debates por el regreso de los Cinco Héroes, mientras el 11 se reunirán fundadores que ocuparon cargos de dirección en la organización durante su proceso de constitución.
Como una respuesta a la conservación y protección del medio ambiente se efectuará el día 12 una siembra masiva de árboles en las comunidades y autopistas, una forma de defender al país de las secuelas del cambio climático.
Se prevé que el día 19 de septiembre se realicen un maratón popular y plan de la calle en coordinación con el INDER. En los días restantes, antes del 28 de septiembre, se efectuarán actos de entrega de carné a cederistas jóvenes.
También habrá encuentros con donantes voluntarios de sangre, y actos de condecoración con la Medalla Por la defensa de la patria y la unidad del barrio, la Distinción 28 de septiembre, la Bandera 28 de septiembre y el Sello 50 Aniversario.
Con los niños como principales protagonistas se realizará el día 24 de septiembre la guardia pioneril cederista; y entre los días 25 y 26 se efectuará una jornada de limpieza, embellecimiento y adorno popular.
En la antesala del aniversario 50 tendrá lugar la tradicional fiesta en espera del 28, momento de alegría en todo el país.
Los CDR reúnen actualmente al 95 por ciento de la población cubana mayor de 14 años, informó Juan José Rabilero, quien destacó que durante estos 50 años la tarea principal de la organización ha sido la vigilancia revolucionaria y la tranquilidad ciudadana, con el pueblo como su principal protagonista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.