sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Minha avaliação Serra X Dilma

Por Klauber Cristofen Pires

Comprendo a esperança de muitos em se livrarem de Lula, do PT e da Sra Dilma Roussef. Neste aspecto, eles se assemelham um tanto ao modo incentivador e um tanto protetor de Reinaldo Azevedo para com o PSDB. Olhem lá, não é do meu intento defenestrar a imagem deste grande jornalista. No geral, "tio Rei" é do bem, e estou com ele, lendo o seu blog permanentemente. Apenas compreendo a sua estratégia (ou seria melhor dizer "visão de mundo"?) e dela discordo, sendo que, como faz parte da regra deste articulista, o demonstrarei adiante.

Para tanto, vou bolar ludicamente um placar para avaliarmos as posições de ambas as candidaturas; embora, claro, destituído de um rigor estatístico sério, isto nos dará um razoável balanço da situação:

Carga Tributária

No debate do Estadão, Serra partiu pra cima de Dilma atribuindo ao PT um crescimento expressivo do montante de tributos. Ora, tendo por característica principal de ambos as suas respectivas referências predecessoras, o governo de Fernando Henrique Cardoso não fica nada a dever ao de Lula em matéria de aumento de impostos. Pelo contrário, segundo me consta, a carga tributária elevou-se em mais pontos percentuais durante a gestão tucana do que na petista. Não estou aqui defendendo o PT. Se não foram instituídos mais tributos ou se os existentes não foram ainda mais majorados neste último, este fato deve-se mais a fatores externos do que internos. Mal e mal, foi o efeito anti-político de que tenho falado. Desta forma, creio que podemos, neste quesito, atribuir um ponto - negativo - a cada um. Assim:

Serra -1-1 Dilma

 MST e Reforma Agrária

Francamente, desconheço alguma posição clara e inequívoca de Serra a respeito do MST e das invasões de terras. Porém, ainda que ele se posicione contrariamente a estas entidades, qualquer pessoa poderá acusá-lo de fazer o mesmo que Dilma, isto é, de esconder o boné para uns e vesti-lo na frente de outros. A contar pelas gestões referenciais, é digno de nota que o MST foi criado e cevado à base de muito todinho público por FHC.  Assim, entendo por justo ambos compartilharem mais um ponto cada (negativo, claro):

Serra -2 X -2 Dilma
  
Combate às drogas

Se são contundentes as ligações do PT com as FARC e com o narcotráfico, contraditória é a posição tucana, eis que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso vem se apresentando como a musa dos fumaceiros. Afinal, é para combater as drogas ou para descriminalizá-las? Mais um ponto vermelho pra cada um.
Serra -3 X -3 Dilma

Imitação de Programa de Governo

Sabemos que Serra andou por aí a queixar-se de que Dilma Roussef vem plagiando suas propostas de governo. Todavia, no dia 19/08/2010, em que a sua propaganda eleitoral foi ao ar, Serra dedicou um largo tempo a anunciar a sua campanha contra o crack, notoriamente um plágio de campanha da candidata petista que já havia anunciado isto semanas antes e que, justiça seja feita, nasceu natimorta. Esta babaquice de campanha contra o crack só me remete a uma pergunta: - por que só o crack? Foi o que as FARC e o PCC licenciaram para fins eleitorais? Sem apelação: mais um pontinho rubro para cada um! O estrondoso sucesso do governo de Rudolph Giuliani em Nova York teve por premissa escolher quais os crimes a combater?

Serra -4 X -4 Dilma

Apagões

Com o governo petista, tivemos justamente quem, à frente da pasta das Minas e Energia? Ah, a Dona Dilma, aquela que não é do apagão, só do blecaute, "viu, ôôô querida"?  Dos blecautes diários, diga-se, de até vinte horas diárias, como recentemente divulgado pelo jornal O Liberal, de Belém, e bem pertinho da região metropolitana de Belém. Õpa, mas esperem aí? Não foi o governo de FHC que se operou o maior racionamento de energia elétrica da história, cujos prejuízos somaram mais do que tudo o que de alegadamente foi ganho durante o tal do "plano real"? A verdade mesmo é que, de eletricidade, entendiam os militares. Civil tem medo de tomar choquinho, daí nenhum deles ter se mexido para que uma miserável lãmpada fosse trocada.  Assim:

Serra - 5 X -5 Dilma

Aborto

Serra é explicitamente abortista, enquanto que Dilma também é, mas se faz de desentendida. Isto me cria um problema: não sei se premio o primeiro pela honestidade ou a segunda pela vergonha. Para facilitar, vou agir pragmaticamente: ambos sancionariam sem problemas uma lei de liberação do aborto e de pesquisas com cé-lulas-tronco. Então...

Serra -6 X -6 Dilma

Casamento Gay

Dilma casaria com Serra em uma união heterosexual invertida: ela no papel de macho, e ele, no de mocinha, e virgem! Sim, ambos são completamente a favor do casamento gay. Esta é a agenda do PT, e também é a do PSDB. O leitor deve se lembrar de uma propaganda que era veiculada nos últimos anos de FHC, em que um pai recebe na porta e enxota um rapaz que implorava para falar com o filho dele, a sua "namorada", dizendo: "-ele não quer mais falar com você!" Logo em seguida, a mãe consolava a sua "princesinha", explicando-lhe que ele encontraria "um outro rapaz" que o amaria de verdade... Aiii, estou emocionado!  Não, Serra, sem perdão...

Serra -7 X -7 Dilma

Orçamento e Gastos Públicos

Ok, FHC criou o plano Real, mas nem por isto deixou de enxugar a máquina pública, fato que foi divulgado continuamente pelos jornais da época. O resultado disto foi ter transformado a inflação na triplicação da dívida pública, um fato que só foi revelado quando o sociólogo estava por pendurar as chuteiras. Em comparaçção, um não fica nada a dever ao outro. So, so...

Serra -8 X -8 Dilma

Segurança Pública

Ambos, FHC e Lula, fizeram absolutamente chongas. FHC anunciava a segurança pública em um dos seus cinco dedos, mas só depois de eleito veio a justificar a nulidade de sua gestão na área a alegar que esta era uma competência dos estados. Lula ficou de construir quantas penitenciárias federais de segurança máxima? 200? Pois só uma meia dúzia de três ou duas "ficou" pronta. Todavia, eis que o governo do próprio Serra é reputado como tendo sido um dois mais eficientes do país. Daremos o braço a torcer, e comemoremos o primeiro pontinho azul do placar.

Serra -7 X -9 Dilma

Intervenção na economia e na vida privada - Burocracia

Doutrinação ideológica nas escolas; regulamentação excessiva e abusiva; eco-terrorismo; criação de agências reguladoras; aparelhamento das agências reguladoras; leis contra o consumo de álcool e do cigarro; censura à propaganda do cigarro e dos alimentos: todos estes fatos ou se misturam, ou se somam, e aqui com a plena participação ativa tanto de Serra quanto de Dilma em suas respectivas gestões e áreas de atuação. Tá dando só "Garantido"...

Serra -8 X -10 Dilma

Integração Regional - Mercosul - Privilégio de relações com Países do 4º Mundo

O governo de FHC já havia inaugurado esta onda de anti-americanismo e dedicou-se de corpo e alma a alimentar esta palhaçada que é o Mercosul, um tratado de livre comércio que em que o Brasil só entra para beneficiar a Argentina e os outros hermanos menores. Lula só fez aumentar o tom. Bom, consideremos que Serra andou repudiando o governo do Iran - isto deve lhe valer uma nota zero (ou eu devia premiá-lo por algo que é uma obrigação básica de um sijeito com juízo?). Mas, tu, ó Dilmita, mais um encarnado pra ti...

Serra -8 X -11Dilma

Arquivos da Ditadura - Indenizações Milionárias

Ambos são carne e osso: todos os quatro, FHC, Serra, Lula e Dilma se utilizam do mesmo recurso: dizem-se filhos da ditadura, criaram e cevaram a Comissão de Anistia, pagaram gordas indenizações, mas quando é mesmo pra mostrar o que aconteceu, trancam tudo no cofre do TSM. Acho que aqui vou considerar -2 dois para cada lado - um para cada um dos candidatos e mais um para cada um dos governos de referência.

Serra - 10 X -13 Dilma

Censura

Aqui a conta é para cada item: a) tentativa da lei da mordaça de funcionários públicos e Ministério Público: -1 para cada lado; b) Conselho Federal de Jornalismo: -1 para Lula; c) PNDH 1 e 2: -2 pontos para FHC; d) PNDH-3: -1 para Lula e -1 para Dilma; e) Conferência da Cultura: -1 pra Lula e -1 pra Dilma. Total: 3 x 6. desta forma: 

Serra - 13-19 Dilma 

Privatizações

FHC só privatizou por desespero de causa. De tudo o que foi privatizado, só funcionou a telefonia e a Embraer. O resto morreu de pobre. O Lloyd Brasileiro teve de ser liquidado por falta de compradores. O Serra tem algumas boas estradas no governo paulista. Dar-lhe-ei um ponto. Dilma não vai privatizar coisa nenhuma; pelo contrário,  vai estatizar. Serra com +1 e Dilma com -1. Logo,

Serra - 12 X -20 Dilma

Conclusão

É, parece que deu uma diferença a favor de Serra, que pelo meu método peculiar de avaliação, foi um tanto puxado pelo fator censura. Nos demais, entretanto, salvo aqui e ali uma pequenina diferença, ambos são farinha, com a diferença que ela é farinha baguda e ele a farinha fina. Posso até votar no Serra, mas como tenho dito, antes por exclusão do que por opção. Estão aí os seus doze pontos negativos para provar.

3 comentários:

  1. Por que você não mostra a verdadeira história do pt e do foro de são paulo?



    http://www.youtube.com/v/cTRz3tEXb9Y

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, se você pode votar no Serra por exclusão, eu votarei nulo por exclusão de todos eles.
    Tem mais um pontinho negativo para o Serra que você não disse, mas na verdade é do FHC, com relação ao MST: foi o governo do sociólogo quem começou a dar dinheiro público para essa quadrilha.
    A Dilma toca bateria de escola de samba e Serra toca violino, mas a música é a mesma.

    ResponderExcluir
  3. É mas tem um detalhe, o Serra, que n é flor que se cheire é a UNICA opcao viavel para derrubar a Dil e Má. É uma questão de inteligência perceber isto e usar este argh candidato para elimitar o PT do governo once and for all.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.