segunda-feira, 16 de agosto de 2010

FOI-SE A COPA, QUE VENHAM AS URNAS.

Por Walmari Prata Carvalho

Todo brasileiro imagina-se técnico de futebol e analista político; logicamente não fujo a regra. O anão radical Dunga, travestido de técnico pelo perpétuo Ricardo Teixeira, acreditando na indumentária presenteada, a despeito da inexperiência do exercício profissional, arvorou-se da onipotência presunçosa do tudo sei,fechando-se ao clamor social, renegando Gansos e outras opções, e, assim transforma-se de anão em pato, pato holandês; junto com ele arquivam-se voluntariamente; mesmo que,ate a chegada do MANO; milhões de desiludidos técnicos, entre eles eu. Foi-se a COPA, que venham as URNAS.



 
Das cinzas dos técnicos, ressurge como fênix, milhões de analistas políticos, eu no embalo vou junto dando meus neófitos palpites, afinal o assunto tornou-se a bola da vez, presente em toda roda ou mesa de bate-papo.
 Como palpiteiro encontro no PMDB, PSDB, e, no PT, dinâmica de possibilidades para o imaginário divagar nas condicionantes de probabilidades do êxito em suas pretensões, e, somente a isto se prendem os palpiteiros.

O PMDB onde seu líder maior Jader Barbalho aglutina grande querência dentro do Funcionalismo Publico Estadual, com obras estruturantes significativas no Estado optou em lançar outro candidato ao Governo. Devera fazer o Senador mais votado, servindo novamente como fiel da balança no provável 2º Turno entre PSDB e PT.

Estamos às vésperas de uma eleição, para escolhermos nosso futuro governante, sem nós deixarmos levar pelo corporativismo ideológico partidário, precisamos logicamente comparar os candidatos já apresentados a todos. O ideal momento é o agora para a formatação inicial da futura escolha. Podemos efetivamente avaliar; aproveitemos ainda a ausência do poder econômico disponibilizado pelos candidatos em seus marketings de campanhas; as atuações administrativas dos dois mais polarizados candidatos (PT e PSDB), para isto basta retroagir no tempo, e, comparar os quatro anos em que Simão Jatene foi governador, aos atuais em que Ana Julia é governadora. A esta idéia inicial; resultado da comparação espontânea sem o artifício do marketing; juntemos aquilo que, obtivermos das propostas apresentadas pelos candidatos por ocasião dos debates televisivos. Nesta ocasião se apresentam mais transparentes ao eleitor, possibilitando visualizarmos, mesmo que de maneira tênue, sua credibilidade pela maneira como se apresenta; sua argumentação coerente na defesa dos projetos que propõe, e, o sincronismo de possibilidades pelo que realmente poderá ser feito dentro de cada proposta.

 Encontro dificuldade em optar por um candidato de um partido (PT) que; apresenta divergências gritantes entre seus membros, permitindo inclusive a existência de núcleos internos de tendências opostas; que favorece servidores públicos, obsequiando-lhes ascensão funcional indevida, e, em detrimento a outros, somente por serem servidores seguidores de sua cartilha; que obriga o funcionário a buscar na justiça o direito liquido e certo,quando administrativamente poderia reconhecê-lo,e, ainda assim se auto-intitulariza ‘Pará Terra de Direitos’; que trata setores do Estado com o cabresto ditatorial administrativo e intelectual, fator desmotivador de qualquer gestor setorial, que como em recente caso expostos na mídia acabam por pedir exoneração de suas funções (Dra TEREZA CORDOVIL- Auditora-Geral do Estado); mulher de caráter; leiam o que disse o Ex-Secretario da Casa Civil - CHARLES ALCANTARA em carta se desligando do PT, postada em Jornal de nossa cidade (homem de caráter); se submetem a beber agora, a água do DUDU anteriormente por eles regurgitada, e, como se não bastasse entregam administração hospitalar ao ex-deputado Seffer, condenado por pedofilia, mesmo sendo legal o ato administrativo é imoral, mas, como se diz, o costume de casa vai à rua,mesmo de PALIO e com KITs. Para a busca do Poder, o caminho não lhes importa, e, nem as diferenças e os diferentes que tenham que ser colocados dentro do balaio das alianças; caso nada seja suficiente nesta busca, preocupo-me se optarem pelo Senhor Fuzil, afinal muitos camaradas o conhecem, e, a Srª DILMA “CASTRO/BONNI” ROUSSEFF é expert neste senhor. Por estas e outras razões, não optarei pelo candidato do PT ao governo.

 Vejo no candidato do PSDB, Simão Jatene, maiores condições de preencher minhas expectativas. Vejo maior credibilidade quando se pronuncia em manifesto; vejo um conhecimento técnico de maior abrangência; vejo argumentação e segurança plena quando defende um projeto ou idéia; vejo mais obras estruturantes em sua passada e ainda presente administração; vejo maior condicionamento e postura como democrata; vejo maior simpatia em sua figura de homem público, e, vejo especialmente e especificamente só nele, a condição de se permitir ao diálogo, e, ao convencimento a novas idéias, propiciada pela capacidade de absorver com maior facilidade, a fraternidade do respeito mútuo de relacionamento que deve existir entre o Governador, e, qualquer Secretario de Estado ou gestor setorial.Tudo isto pude confirmar em recente palestra proferida ao empresariado de Castanhal ocorrida nas dependencias do auditoria da Jomoveis.

Hoje, minha escolha caminha neste rumo, estarei esperando as propostas e os debates dos candidatos, mas, como todos já sabem a estrada pavimentada e alicerçada é a melhor, e, a mais segura de se trafegar. Todo aquele que, democraticamente comungar desta visão e opinião, me siga nesta jornada.

O BRASIL PODE MAIS, e, logicamente o Pará também pode, e, aqui É SÓ COMPARAR.
Serrarei fileiras com o Jatene.

Precisamos Salvar a Democracia Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.