quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Concurso Público para Consertadores de Guarda-Chuvas e Sombrinhas

Por Klauber Cristofen Pires

Os leitores devem ter tido conhecimento de outro artigo anterior em que este articulista zomba do governo cubano por liberar, isto é, melhor dizendo, regularizar a profissão de "consertador de guarda-chuvas e sombrinhas", entre outras cento e setenta e sete profissões que poderão - ou terão - de ser exercidas por conta própria, com pagamento de impostos e tudo o que se tem direito (o estado, claro). Sim, não me equivoquei: está na relação sob o nº 124: Reparador de paraguas y sombrillas

O que nem eu poderia imaginar, um sujeito acostumado a ver de tudo da parte do processo de cubanização aqui em franco progresso, seria viver para testemunhar o que vou relatar adiante: os leitores por acaso se lembram dos noticiários a transmitir o incidente de uma militante cujo guarda-chuva quase fura os olhos do Sr Presidente? Pois o Diário Oficial da União, em sua Seção 4, pág 115, do dia 05/10/2010 traz  publicado o extrato de um edital de concurso público para "consertadores de guarda-chuvas e sombrinhas".

 Segundo o regulamento do concurso, que será de provas e títulos, poderão participar quaisquer profissionais de nível superior, cujas provas, a serem preenchidas a lápis,  abrangerão as seguintes matérias: Mecânica dos Fluidos, Resistências dos Materiais, Hidrodinâmica, Aerodinâmica, Termodinâmica 1 e 2, Eletrostática, Ergonomia 1 e 2, Anatomia  Humana, Estilística Popular, História dos guarda-chuvas e sombrinhas, Sociologia dos flagelados, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário. Além das provas objetivas, os candidatos também deverão redigir, isto é, "produzir "um texto com o tema: "Das sombrinhas de Luíz XV ao frevo: De como um adereço das elites transformou-se em um elemento de inclusão social".

De acordo com o edital, serão disponibilizadas as seguintes vagas para os estados: DF- 112; GO - 02;  MT - 20, MS - 02; PA - 01; AM - 01; AC - 01; AP - 01; RO - 01; RR - 01; TO - 01; MA - 36; PI - 27; CE - 49; PB - 32; PE - 61; AL - 29; SE - 19; BA - 85; MG - 03, SP - 02; ES - 29; RJ  -107; PR: 02 e RS: 36. Para os estados de SC e RN não foi prevista nenhuma lotação.  

O salário inicial do cargo é de R$ 7.231, 97. Segundo as notícias mais quentes divulgadas pelo jornal Gazeta dos Concursos,  a carreira poderá sofrer em breve uma reestruturação para prover aos servidores a competência para regulamentar e fiscalizar a fabricação, a venda e  o conserto de para-chuvas e sombrinhas, bem como o seu uso por parte dos cidadãos, além de cobrar a Contribuição de Uso Social de Para-Chuvas e Sombrinhas - a "Cusparaso", sendo que para tanto a categoria revindica a equiparação aos cargos de auditoria, cujos proventos iniciais situam-se em torno de R$ 14.000,00.

Um comentário:

  1. Meu Deus!
    A julgar pelas exigências da prova, os pobres consertadores, provavelmente analfabetos, não saberá nem como segurar o lápis.
    O Lula devia criar outro ministério: o Ministério dos Absurdos.

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.