sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Isca de peixe na palha da macaxeira

Prezados,

Sexta-feira, como os leitores mais assíduos já sabem, é dia de uma dica cultural e outra gastronômica. Espero que tenham gostado da execução da Champagne Toccata, com a co-participação da minha querida esposa Ivana. Para finalizar com algo muito gostoso para um momento descontraído, vamos ensinar a preparar a isca de peixe na palha da macaxeira. A receita abaixo serve muito bem dois casais.
Ingredientes:
  • 800 g de filé de peixe. Aqui no norte preferimos a pescada amarela, que é um peixe de carne nobre e firme. Lá pro sul creio que o robalo é uma boa sugestão.
  • 1 kg de macaxeira fresca ralada grossa (prefira as que já vêm descascadas)
  • Temperos para o peixe: sal grosso, alho, pimenta-do-reino, e outros que preferir
  • Trigo para untar
Modo de fazer:

Rale a macaxeira no ralador grosso, tempere-a com sal e a disponha sobre um prato ou tijela. Corte o filé de peixe em pequeninos tijolos, lave-o com cachaça e tempere com sal grosso, alho e pimenta-do-reino batidos. Aqueça a frigideira e controle o fogo de modo a não queimar a fritura. Passe o peixe no trigo em em seguida na palha da macaxeira, mas atenção: não apalpe com força; para que a iguaria apresente um aspecto sexy e fique crocante, apenas junte a palha sem modelar com as mãos, de modo que fique ouriçada quando frita. A fritura é fácil e não gruda na frigideira. Vá retirando e colocando sobre papel-toalha, para ficar bem sequinha. Servir com molho de pimenta fica um show!

Um comentário:

  1. Para que seja feito um empanamento perefeito. émelho paasar no ovo, antes do trigo e depois sim a macaxeira ralada.

    Pepe
    Belém - Pa

    ResponderExcluir

Olá! Seja benvindo! Se você deseja comunicar-se, use o formulário de contato, no alto do blog. Não seja mal-educado.